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Formações/Workshops – Montessori

1. Montessori – O Amor em Forma de Pedagogia de Vida (visão geral dos 0 aos 6 anos)

O objetivo principal desta Formação será o de fornecer aos participantes uma visão geral sobre o Método Montessori e de que forma o mesmo é passível de ser aplicado em contextos como os de escolas “não-Montessori” ou em ambientes mais familiares. 

Apresentam-se, para tanto, as bases do Método Montessori, no sentido da uma aquisição de uma visão e compreensão geral das suas bases, com especial incidência na faixa etária doa 0 aos 6 anos (Mente Absorvente). 

São abordados temas mais gerais como a independência, o adulto preparado, a observação, a concentração, a visão da liberdade e limites e dos castigos e recompensas à luz do método, os períodos sensíveis, a Mente Absorvente, entre outros aspetos, numa perspetiva que permita a real introdução de mudanças nos diversos contextos dos participantes. Esta formação conta, por isso, com uma vertente prática, relacionada com os Materiais e o Ambiente Preparado, havendo ainda lugar para a criação de um material de linguagem. 

2. Montessori & Nascimento (o primeiro ano de vida)

O objetivo desta Formação é dar a conhecer a importância do primeiro ano de vida para a formação do Homem, e de que forma o Método Montessori pode ser aplicado desde o nascimento, e até mesmo durante a gravidez. São abordados temas como o Período Simbiótico, que caracteriza as primeiras semanas de vida e a sua importância para o estabelecimento de uma confiança básica, os principais períodos sensíveis deste período (linguagem, movimento e ordem) e como assegurar que o Ambiente, os Materiais e o Adulto os promovam e potenciem, e sobretudo respondem às características dos bebés e às suas verdadeiras necessidades. Conta, igualmente, com uma vertente prática muito forte, através da demonstração dos Materiais à medida da evolução dos meses, e das principais características do Ambiente Preparado. 

3. Como levar as Bases de Montessori para o dia-a-dia (0-6 anos) / (0-3 anos) / (3-6 anos)

A duração e o valor dependem do pretendido e das faixas etárias incluídas.

O objetivo aqui é dar uma visão mais aprofundada do Método Montessori no que respeita às faixas etárias ou faixa etária a que respeita. 

No caso da vertente 0-6, para além dos mesmos conteúdos que os da formação “Montessori – O Amor em Forma de Pedagogia de Vida”, acrescenta-se uma vertente mais concreta e intensiva sobre cada uma das faixas etárias em questão, com demonstração de materiais e atividades adequados a cada uma, tendo especial atenção às características da Mente Absorvente e aos Períodos Sensíveis. 

Por outro lado, a opção por uma faixa etária mais concreta (0-3 ou 3-6), contará com uma readaptação dos conteúdos da formação “Montessori – O Amor em Forma de Pedagogia de Vida”, para uma maior incidência na faixa etária dos 0 aos 3 anos (Mente Absorvente Inconsciente) ou 3-6 (Mente Absorvente Consciente) e de que forma podemos responder mais eficazmente às suas características, através dos materiais, ambiente (físico e psicológico) e atitude do adulto perante questões como, por exemplo, a famosa “crise dos dois anos”. 

4. A “Observação” em Montessori

Maria Montessori estudou Crianças durante mais de cinquenta anos, e observou, como médica e cientista que foi, os seus comportamentos em todos os contextos sociais, históricos e geográficos. Descobriu constantes no desenvolvimento infantil, e variações importantíssimas. 

Descobriu de onde vem o interesse da Criança, e como o manter, como preparar o melhor ambiente para o desenvolvimento natural da Criança, e como conversar com ela de forma pacífica. Descobriu ainda que em momentos diferentes da vida, a Criança apresenta necessidades e comportamentos diferentes. Diz-se que Maria Montessori “descobriu a Criança.” 

Para obter todas as suas conclusões científicas Maria Montessori recorreu à observação que concluiu ser uma arte, tendo concluído, por outro lado, que só a observação permite conhecer cada Criança que temos diante de nós, e dessa forma libertar a sua verdadeira natureza, para que possa ser, enfim, ser verdadeiramente respeitada. 

Nesta formação pretendemos mostrar um pouco de como funciona a arte de observar no âmbito da Pedagogia Montessori e no geral nos contextos em que se lida com os mais novos, e como podemos aplica-la no nosso dia-a-dia, seja em contexto de trabalho ou casa.

5. Atividades Práticas de Inspiração Montessori – os Materiais 

Após compreensão global do Método Montessori e da importância da observação como forma de responder eficazmente às particularidades de desenvolvimento de cada Criança, ganha sentido uma formação de cariz essencialmente prático.

Tendo em conta os diversos Períodos Sensíveis pelos quais as Crianças vão passando até aos 6 anos de idade, que traduzem um interesse acentuado na aquisição de determinadas faculdades ou na aprendizagem de determinados temas (Motricidade Grossa ou Fina, Música, Ordem, Objetos Pequenos, Linguagem, Matemáticas), é muito interessante compreender de que forma os materiais Montessori procuram ir de encontro a esses desígnios da natureza de cada Criança. 

Nesta formação, serão apresentados materiais e atividades que respondem a cada um dos Períodos Sensíveis e fases de desenvolvimento, e que poderão ser utilizados e aplicadas em sala de aula ou noutros contextos, e que ao ir de encontro ao “professor interior de cada uma” contribuem eficazmente para a concretização da aprendizagem e equilíbrio da Criança. Serão ainda abordados temas mais concretos inerentes aos materiais, tais como a vertente científica e características dos materiais Montessori, os parceiros de Maria Montessori na criação dos materiais segundo a sua Pedagogia Científica, entre outros. 

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