0
DIY

“Estava tão bem até tu chegares!” – Porque choram os bebés quando os pais voltam?

5 de Junho, 2017

livro-ja-tentei-de-tudo.pngA quem ainda não aconteceu deixar o seu pequeno com alguém durante algum tempo, e quando chega a Criança começa a chorar. “Estava tão bem até tu chegares!

Este é um tema que tem vindo a ser mais falado ultimamente, e que nos faz sentido relembrar como forma de sublinhar a importância que todos os pais têm na vida das Crianças, e o facto de que todas as Crianças deviam poder contar com este porto seguro, o que, infelizmente, nem sempre acontece.

Isabelle Filliozat é a autora do livro “Já tentei de tudo!” onde tema também é abordado.

Quando um bebé começa a chorar por ver os pais após um período de ausência, a grande maioria das pessoas tem tendência a pensar que a culpa é do “excesso de mimo”, do “excesso de colo” ou por ter passado demasiado tempo com a mãe antes de ficar com outro cuidador.

Na verdade, trata-se antes de um mecanismo que todos os mamíferos têm de aguardar pela presença da progenitora para expressar o sentimento de “pavor ou acumulo de stress” a que foram sujeitos durante um período de tempo. Normalmente as Crianças expressam esses sentimentos através do choro. Assim que a Criança se sente segura na presença da mãe ou do pai, este mecanismo é desencadeado.

Não quer isto necessariamente dizer que as Crianças quando choram nestas situações significa que experenciaram uma situação de “pavor”. A situação aqui trata-se de passaram um período de tempo sem os pais, e embora tudo possa correr lindamente, é como se ao verem os pais se apercebessem que estiveram “sozinhos” e esse sentimento acaba por domina-los nesse momento.

Este mecanismo pode então ser despoletado quando a Criança fica com uma ama, com os avós, na creche ou até mesmo com o pai. Mais uma vez, quem nunca ouviu que a Criança passou um óptimo dia na creche e assim que vê um dos pais ou chega a casa começa a chorar?

Mãe-com-vergonha-com-bebe-324x160

Esta realidade tem vindo a ser cada vez mais falada e conhecida, contrariando a tendência de tantos pais de se sentirem culpados nesta situações, questionando se estarão a fazer bem o seu trabalho, se seria altura para ir para a creche ou infantário, se não deviam ter dado tanto colo. Pode-se inclusivamente pensar que a Criança afinal não gosta dos pais e por isso chora quando os vê.

A pressão a que somos sujeitos todos os dias enquanto pais pode ser grande, e muitas vezes essa pressão que pode surgir de diversas frentes (opiniões, internet, artigos, comparações) acaba por criar muitas vezes algumas inseguranças e sentimentos menos positivos.

Não nos podemos esquecer que os pais são a luz da vida das Crianças. É com eles que os mais pequenos se sentem seguros, é a eles que querem imitar em tudo, é como eles que querem ser. Estas crises que surgem como consequência deste mecanismo são antes uma prova viva de que é connosco que eles se sentem seguros, é por nós que sentem aquele amor incondicional e por isso quando nos vêm não precisam mais de se fazer de fortes e acabam por descarregar toda a tensão que acumularam ao longo do dia.

mae-filha-2

Vamos esquecer todas as opiniões que nos dão e seguir o nosso instinto, olhar para as nossas Crianças como seres únicos e esquecer frases como “Tu nunca fizeste uma birra dessas!” ou “No meu tempo não era assim!” ou ainda “Tens que ser mais dura que ele/a, assim vai estar sempre a fazer birras!

Nestes momentos as nossas Crianças precisam de nós de coração cheio de amor para as receber de braços abertos. Educar para a Paz começa também por fazer com que as nossas Crianças se sintam seguras, e levem essa segurança para o resto da vida delas.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

Siga-nos no Instagram!