0
DIY

E a “nossa” Educação para a Paz?

1 de Outubro, 2017

Hoje olhei pela janela e vi um dia lindo lá fora. Peguei na minha filha e fomos passear para junta da praia.

Andámos 5 minutos a ouvir o mar e ela adormeceu num sono profundo e calmante. Influênciada pela sua calma e ar sereno fechei os olhos e respirei fundo uma dezena de vezes.

Acalmei o pensamento, o batimento cardíaco, o stress do dia-a-dia. Abri os olhos e o olhar com que vi tudo o que estava à minha frente foi completamente diferente. O mar sereno e tranquilo, o sorriso no rosto de quem por ali passava, os cães com ar feliz por estarem a fazer o passeio matinal com os seus mais que tudo. Eu a aproveitar tudo o que o Universo tinha para me dar ao lado da minha filha a dormir tranquilamente.

Sentir a brisa a passar por entre o cabelo, a atravessar o tecido fino da blusa, o sol a aquecer a pele. O simples som da brisa a passar por entre as folhas das árvores.

22127315_1637360379618350_186647136_n.jpg

Tenho tudo aqui. Dei por mim a pensar “Quantas vezes me lembro disto? Quase nenhuma.” No stress do dia-a-dia a tendência a valorizar o negativo é sempre mais tentadora.

Antes de ser mãe este stress apenas me prejudicava a mim, mas neste momento não! Quase que por egoísmo e por apenas ter em conta as mil e uma coisas que tenho para fazer, privo a minha filha destes momentos.

E porquê? Para quê?

Para fazer cada vez mais coisas, que geram mais stress, mais ansiedade, mais pensamentos descontrolados.

Estes minutos aqui a ver o mar, a observar tudo o que me rodeia, a ouvir tudo com atenção, valem mais do que uma semana de afazeres de stress acumulado.

Os nossos filhos merecem isto, merecem a nossa calma, que consigamos acalmar a mente e que passemos a dar valor a tudo (TUDO) o que nos rodeia. Se queremos que eles dêem valor às mais pequenas coisas, como o vão fazer se não temos tempo para lhes mostrar como isso se faz?

Estes pequenos seres merecem. A sociedade merece Humanos mais tranquilos.

Isto é educar para a Paz, neste caso, estou a educar-ME para a Paz.

Ouvimos muitas vezes falar em Educar as nossas crianças para a Paz, e nós?

Será que estamos educados para isso?

CatarinaJerónimo

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

Siga-nos no Instagram!