Maria Montessori dedicou a sua vida a observar o processo natural de desenvolvimento humano. Dedicou a sua vida a observar as Crianças de um ponto de vista despido de preconceitos, que visou uma compreensão revolucionária da Infância com suporte científico, sendo por isso compreensível que tudo o que Maria Montessori observou sobre o desenvolvimento humano se tem vindo a comprovar através das mais avançadas tecnologias em termos de investigação e pesquisa. Maria Montessori observou Crianças em todo o mundo, de…
Montessori e a Criança dos 6 aos 12 anos – Uma nova Mente, um novo Ser
19 de Maio, 2022A Mente Racional, o Fortalecimento Físico e o “Afastamento da Família” Maria Montessori, através das suas observações, notou que há específicos estágios mentais (planos de desenvolvimento) que se sucedem desde o período do nascimento até aos 24 anos, sendo cada um substancialmente diferente dos demais, tendo em consideração o tipo de Independência construído em cada um deles. A passagem de um plano ao que lhe segue representa um processo de renascimento, o que significa que a Criança é a mesma, mas é…
Tivemos a oportunidade de assistir a uma iniciativa promovida pelo Lead Montessori, que reuniu algumas Formadoras AMI para partilharem os seus pensamentos sobre a forma de lidar com as Crianças neste tempo de guerra, tendo em conta as diferentes faixas etárias. A gravação da palestra pode ser encontrada aqui, em língua inglesa, e neste artigo deixamos algumas das ideias principais a reter. As Crianças referidas aqui não são as Crianças que estão no centro ou directamente envolvidas no conflito, pois…
O adulto, o nosso adulto. Que ser incrível que somos e que nos tornamos. O tempo passa, vamos ganhando experiências, vivências, competências. Somos capazes de coisas incríveis. No entanto há algo que nos bloqueia, vamos crescendo, vamos adultescendo e a nossa pureza de criança fica para trás. Maria Montessori dizia-nos que quando crescemos passamos de Deuses a apenas Homem. Um dos grandes ensinamentos de Montessori é que a criança se preocupa e valoriza todo o processo, mas nós, enquanto Adultos,…
Conviver com Crianças é um privilégio. Sejam elas os nossos filhos, alunos, familiares, amigos. Quando temos um contacto mais direto com Crianças a nossa perspetiva muda, a nossa Criança interior tende a florescer. Muitas vezes nem percebemos bem porque nos conectamos tanto com as Crianças, mas na maioria das vezes é porque nos aproxima da nossa própria Criança e de nós mesmos. Podermos ser sem pressões, sem julgamentos, sem espectativas. É a desconstrução de crenças, bloqueios e ideias que fomos…
Ter a possibilidade de se ser mãe/pai/cuidador é um privilégio sem igual. Ter as nossas Crianças no colo pela primeira vez, sentir o seu cheiro, a sua temperatura, a sua pele… Não existem palavras para o descrever. Que privilégio. É com alegria que os vemos a crescer todos os dias, que os vemos cada dia com uma novidade, com uma conquista. Muitos de nós temos ali o primeiro contacto com um amor maior que nós. Mas, com este amor maior, vêm…
Nos tempos em que vivemos cada vez menos vamos tendo acesso a esta possibilidade, mas é sem dúvida uma questão essencial na educação de qualquer criança. Como foi a tua infância? Que pessoas tiveste ao teu redor? Foste criado só pelos teus cuidadores ou tinhas toda uma “Aldeia” de suporte? Quando falamos em “Aldeia” queremos dizer aquela rede de suporte que está sempre lá, podem ser avós, tios, primos, vizinhos, padrinhos, madrinhas, todas e quaisquer pessoas que sirvam de rede…
Numa época em que as nossas Crianças começam a ser categorizadas num sentido de diagnóstico de patologias diferenciais relacionadas com problemas infantis, o Transtorno do Défice de Natureza é algo que ainda não é considerado, possivelmente por não ser, ainda, um conceito estabelecido medicamente. Existe uma preocupação acentuada e compreensível com outros tipos de défice já reconhecidos, mas este novo Défice que reconhece a gravidade e as consequências da ausência de contacto com a Natureza nem tanto e é, indubitavelmente,…
Professora do Público com Montessori no Coração
28 de Julho, 2020Ana Faria Kaiowá é uma mulher que, sem saber, decidiu mudar o mundo, mudando o mundo na sua sala de aula, através da aplicação adaptada do Método Montessori. Professora de Ensino Público, apaixonada por Crianças e genuinamente defensora da importância de ensinar em respeito pelos ritmos e características de cada estádio de desenvolvimento, mãe, “psicóloga” quando é preciso, detentora de um sentido de Humanidade enorme. É uma prova de que mesmo com as limitações típicas do Ensino Público, há muito…