Agora com o bom tempo à porta começam as actividades ao ar livre.
Hoje vamos partilhar algumas actividades de inspiração Montessori para a praia que podem ser feitas com as Crianças.
Tratam-se de actividades de inspiração Montessori pois não foram desenvolvidas especificamente por Maria Montessori. No entanto, são actividades que têm por base esta os princípios e objectivos que estão na base deste método pedagógico, tais como o desenvolvimento da concentração, dos sentidos e de tantas outras aprendizagens concretas.
Neste sentido, tendo à disposição um espaço mais amplo e livre, o que importa neste caso é a Criança poder explorar livremente e em segurança o ambiente que a rodeia. É muito importante deixar as Crianças explorar, correr, saltar, fazer buracos, sentir a área seca, sentir a areia molhada, tocar em conchas, ver pulgas do mar ou seguir formigas, e tantas outras coisas. Estas são actividades simples mas não menos importantes a desenvolver na praia ou ao ar livre.
A parte sensorial é muito importante, especialmente para Bebés mais pequenos que irão agora a primeira vez à praia.
Passeios com os Bebés
Para bebés até um ano não precisamos de ter grande imaginação para proporcionar um momento muito feliz e de novas experiências na praia. O bebé ficará fascinado simplesmente por sentir a areia com os pés e com as mãos, adoram por exemplo que tapemos um pé com a areia e voltemos a descobri-lo. Poderem mexer na água, chapinhar. Tudo isto são experiências banais para um adulto mas que representam todo um mundo novo para eles.
Para os mais pequenos, existem ainda slings próprios para poder transporta-los em caminhadas pela praia com direito a banho.
Bolas de Sabão
Outra actividade que todas as Crianças adoram e que na praia não qualquer problema, é brincar com bolas de sabão. Nos bebés mais pequenos trabalha a concentração, a visão e o foco, e à medida que a Criança for mais velha o seu interesse pela brincadeira vai variando. Até nós gostamos de brincar com bolas de sabão. A nossa recomendação é que escolham bolas de sabão que sejam seguras para as nossas Crianças. As que conhecemos e que são menos prejudiciais caso coloquem alguma à boca são as da Imaginarium.
Actividades para desenvolver a Vida Prática
Quando falamos de Crianças com mais idade já se exige uma maior imaginação. Fica aqui a sugestão de três actividades que podem ser desenvolvidas e que funcionam para várias idades, e que os ajudam a desenvolver competências que irão ser úteis na sua Vida Prática:
- Passar areia de um recipiente para outro;
- Passar água de um recipiente para outro;
- Utilizar por exemplo estes moinhos da imagem e fazer passar água ou areia pelo moinho.
Utilização dos vários elementos existentes na praia
Numa fase em que as Crianças já estão a adquirir alguns conceitos, como os de “grande”, “pequeno”, “maior”, “menor”, os números, etc., podemos também aplica-los na praia, utilizando-se os diversos elementos que aí temos disponíveis.
Uma sugestão poderá ser a de começarem por fazer uma caminhada na praia e apanharem em conjunto conchas e/ou pedras de vários tamanhos, cores, texturas. Regressando para a toalha ou até mesmo em casa podem dar asas à imaginação. Aqui colocamos algumas imagens que ilustram o que pode ser feito.
Na imagem em baixo vemos uma actividade possível quando estamos numa fase de aquisição de vocabulário, como seja o nome de conchas ou outros elementos existentes na praia (pedras, conchas, areia, mar) por exemplo. Estas imagens são conseguidas na Internet para impressão dos cartões com o tema da praia ou qualquer outro tema. Estão em inglês mas podemos adaptar para o português, ou então simplesmente imprimir as imagens sem as respectivas palavras.
Aqui é possível introduzir mais um conceito quando se viaja, para que eles percebam que os tipos de conchas, animais, pedras etc. são diferentes dependendo do local onde nos encontramos.
Outra actividade divertida, consiste em esconder objectos da praia na areia e depois fazer a sua correspondência com as imagens.
A ultima sugestão que deixamos é colocar todas as conchas e pedras recolhidas pela Criança num recipiente com água para que assim ela sinta as várias texturas dos objectos brincando também com a água.
As hipóteses são infindáveis. O objetivo de Maria Montessori sempre foi o de dar várias utilidades ao mesmo material. E aqui, apenas com algumas conchas conseguimos realizar diversas brincadeiras que as Crianças adoram, conseguindo conciliar o facto de serem feitas com elementos da Natureza, de uma riqueza inestimável, e o desenvolvimento integral da Criança, com intervenção de todos os seus sentidos.
Boas brincadeiras e bom Verão! 🙂
No Comments