Hoje é um dia de grande importância para a Humanidade. Faz 51 anos que o Homem foi pela primeira vez à Lua.
A 20 de Julho de 1969, Neil Armstrong pisou a Lua pela primeira vez e daí nasceu a tão célebre frase “Um pequeno passo para o Homem, um salto gigantesco para a Humanidade.”
Para recordar este dia e/ou para introduzi-lo em nossas casas, é importante compreendermos a sua conexão com a Educação Cósmica, tão relevante em Montessori e que encontra sempre um tão profundo interesse junto das Crianças, precisamente pela forma como é apresentado.
Mas antes disso… o que é “Interesse”?
Antes de começar gostaríamos de fazer aqui uma pequena análise. Muitas das vezes temos problemas em manter as nossas Crianças interessadas. Dizemos e ouvimos várias vezes dizer que a Criança perde rapidamente o interesse em alguma atividade ou assunto. Pois bem, mas o que é o “interesse”?
Se analisarmos a palavra, como nos ajuda Gabriel Salomão, “em latim, a palavra interesseé interest (como em inglês). Esta palavra é formada por duas partes: inter-est. Então, vamos lá:
Inter: entre, junto, além de. Pense em internacional.
Est: ser.
Se pudéssemos costurar um sentido para a palavra interesse a partir dessas duas partes, teríamos algo como interser, ser junto, ser ao mesmo tempo.”
Ou seja, o segredo para despertar e manter o interesse da Criança é conectá-la com o assunto, fazê-la pertencer, fazê-la sentir-se parte, em complemento com o fazê-la entender que tudo vive em conexão, tudo se interliga.

A Educação Cósmica
Aqui podemos então começar a falar da Educação Cósmica, onde tudo é apresentado como estando interconectado e com uma razão de ser. Aqui vamos questionar, imaginar, investigar porque é que algo é assim, porque acontece de determinada forma. Queremos que a Criança se interesse e se interconecte com o tema, e isso vai criar a sua expansão.
A Educação Cósmica é uma parte integrante e essencial do currículo Montessori.
“A Educação Cósmica busca oferecer à criança a Visão Cósmica do mundo. Cosmos, o oposto de caos, é a ordem do universo. Um importante divulgador de ciências dizia que “se você quiser fazer uma torta de maçã do zero, primeiro precisa criar o universo”. Dar à torta de maçã um sabor de estrelas é a função da Educação Cósmica.” Gabriel Salomão
Essencialmente a partir dos 6 anos o currículo tem como base todas as questões cósmicas que levam a Criança a ter interesse em descobrir mais. Até estas idades pode não ser tão falado ou tão enfatizado mas de facto é um elemento sempre presente na educação Montessori.
“O desafio do adulto, com a Educação Cósmica, é oferecer à criança um panorama do mundo que torne evidente a realidade de que todos dependemos uns dos outros para viver.” Gabriel Salomão
Como levar “a Lua” até às Crianças?
Então como podemos introduzir esta data tão importante para a Humanidade às nossas Crianças?
Neste momento estamos numa fase de Lua Nova e por isso não podemos sugerir que observes a Lua com a tua Criança, mas há sempre formas de introduzir o assunto. Agora que em Portugal estamos na época de Verão e de ir à praia. Podemos até começar por aí.
“Quando vamos à praia como gostas mais do mar? Quando está maré vazia, o mar está mais calmo e o areal está mais longo, ou quando temos a maré cheia, com ondas um pouco maiores e um areal mais pequeno? (a Criança: “quando está maré vazia para fazermos construções na areia, ou, quando está maré cheia porque as ondas parecem um carrossel.” Todas as marés são influenciadas pela Lua. A posição da Lua em relação à Terra e ao Sol é que define a maré que temos. A Lua é um elemento muito importante na vida na Terra. Sabias que o Homem consegue ir até à Lua? Um senhor chamado Neil Armstrong fez uma viagem até à Lua e conseguiu pisa-la pela primeira vez, faz hoje 51 anos. Nós ainda não eramos nascidos mas até hoje esse foi um grande feito para a Humanidade.”

Podes explorar esta questão da forma que melhor se ajustar à tua realidade, mas neste exemplo é possível perceber como é importante a inter-relação entre os temas. Isto é Educação Cósmica.

E muito mais do que responder às questões das Crianças, é irmos investigar com elas a resposta a todas essas questões. Se por exemplo não estiveres tanto numa realidade de praia, podes ir pela influência que a Lua tem no campo e na agricultura. Podes ir por um tema de interesse da Criança, se a Criança estiver numa fase de grande interesse por transportes podemos falar dos foguetões e chegar até à questão. A criatividade não tem limites.
O grande truque aqui é atrair o interesse da Criança para que o tema lhe seja interessante e o interconecte com algo, para que o sinta, e, para isso, vamos colocar as Crianças a pensar e a imaginar.
E tu, já imaginaste hoje?
No Comments