Sabia que… “Não se deve dar nada ao cérebro que não seja primeiro dado à mão” foi um dos primeiros princípios observados por Maria Montessori quando começou a desenvolver a sua pedagogia?
Observou que os seres humanos começam a desenvolver a sua inteligência através dos cinco sentidos, mas sobretudo através da relação entre a mão e o cérebro. Ou seja, os conceitos abstractos são mais facilmente apreendidos se primeiro observados no concretos, através de materiais que possam agarrar, descobrir e explorar.
Podemos encontrar um bom exemplo nas Caixas de Permanência desenvolvidas por Maria Montessori, para bebés a partir dos 10 meses. O bebé irá perceber que se colocar os objectos nos respectivos orifícios, eles não irão desaparecer, mas sim lá permanecer.
Através desta aprendizagem concreta, os bebés absorvem o conceito abstracto de que o que desaparece do seu raio de visão não deixa necessariamente de existir. Os seus pais, educadores, familiares, por exemplo, quando os deixam na creche ou na cama, não deixam de existir.
Muitos materiais foram desenvolvidos com base neste princípio. Dar primeiro à mão, para depois cérebro compreender.
Alguns modelos de Caixas de Permanência estão à venda na loja online da Casa Capaz
http://acasacapaz.tictail.com/products/beb%C3%A9/6-12-meses
1 Comment
[…] onda de mudança que todos temos sentido neste caminho, lançamos um concurso para sortear uma Caixa de Permanência com tabuleiro da Casa Capaz […]