0
Sem categoria

A importância da “Aldeia” na educação da Criança

10 de Agosto, 2020

Nos tempos em que vivemos cada vez menos vamos tendo acesso a esta possibilidade, mas é sem dúvida uma questão essencial na educação de qualquer criança. 

Como foi a tua infância? Que pessoas tiveste ao teu redor? Foste criado só pelos teus cuidadores ou tinhas toda uma “Aldeia” de suporte? 

Quando falamos em “Aldeia” queremos dizer aquela rede de suporte que está sempre lá, podem ser avós, tios, primos, vizinhos, padrinhos, madrinhas, todas e quaisquer pessoas que sirvam de rede de suporte para a educação de uma Criança. 

Com os tempos agitados que vivemos, transferência de famílias para as grandes cidades, tempo de escola cada vez mais prolongado e, acima de tudo, com a situação actual de pandemia que vivemos todo este conceito tem vindo a ser alterado e a ser posto de parte, infelizmente. 

A Comunidade é essencial para a vida das Crianças. 

Uma Comunidade oferece um ambiente de relacionamentos muito importante; promove a pertença, um sentido de identidade e aprendizagem; apoia a participação ativa no mundo e na continuidade da aprendizagem; conecta Crianças e famílias e auxilia a criação de relacionamentos de apoio e entreajuda.

Relações positivas apoiam o desenvolvimento, o bem-estar e a aprendizagem das crianças.

Principalmente as Crianças mais pequenas, ao desenvolverem-se num ambiente de afetos e de relacionamentos, que caracterizam um contexto vital para a sua aprendizagem e desenvolvimento. Durante os primeiros anos de vida da Criança, bases estruturais do cérebro estão a ser construídas, e a existência de relacionamentos positivos, afetuosos, consistentes e seguros com uma comunidade promovem um excelente apoio para o desenvolvimento, bem-estar e aprendizagem. 

Os laços de afecto da Criança começam na família ou junto dos seus cuidadores, mas depois este elo vai-se alargando até outros adultos, colegas, educadores, etc. A comunidade promove interacções e relacionamentos positivos entre as Crianças, colegas e adultos e tudo isto tem influência direta nos resultados de desenvolvimento e aprendizagem da Criança.  

Quando as crianças têm um sentimento de que pertencem ali e sentem-se seguras, protegidas e apoiadas, por acréscimo ganha confiança para brincar, explorar e aprender. 

Relações positivas e um senso positivo de comunidade promovem o senso de identidade das crianças.

A compreensão sobre nós mesmo começa a ser construída na infância e é desenvolvida através das relações, sejam elas nas relações familiares ou nas relações em Comunidade. A identidade é uma base sólida para o desenvolvimento social e emocional do ser humano. 

Os relacionamentos envolvem as Crianças na comunidade humana de modo a que as ajudam a definir quem são, no que se podem tornar e como e por que são importantes para outras pessoas.” (Center on the Developing Child, 2004, p. 1). 

Em suma, por estes motivos, e por outros, conseguimos compreender a importância dos relacionamentos sociais, da existência da Comunidade e da criação da nossa “Aldeia” para o desenvolvimento das nossas Crianças. E quando referimos “Aldeia” com letra maiúscula é propositado, para nós, é um elemento de máxima importância e que deve ser visto como tal. 

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

Siga-nos no Instagram!
This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.