0
Educar para a Paz

A chegada à Lua & Educação Cósmica

20 de Julho, 2020

Hoje é um dia de grande importância para a Humanidade. Faz 51 anos que o Homem foi pela primeira vez à Lua. 

A 20 de Julho de 1969, Neil Armstrong pisou a Lua pela primeira vez e daí nasceu a tão célebre frase “Um pequeno passo para o Homem, um salto gigantesco para a Humanidade.”

Para recordar este dia e/ou para introduzi-lo em nossas casas, é importante compreendermos a sua conexão com a Educação Cósmica, tão relevante em Montessori e que encontra sempre um tão profundo interesse junto das Crianças, precisamente pela forma como é apresentado. 

Mas antes disso… o que é “Interesse”?

Antes de começar gostaríamos de fazer aqui uma pequena análise. Muitas das vezes temos problemas em manter as nossas Crianças interessadas. Dizemos e ouvimos várias vezes dizer que a Criança perde rapidamente o interesse em alguma atividade ou assunto. Pois bem, mas o que é o “interesse”? 

Se analisarmos a palavra, como nos ajuda Gabriel Salomão, “em latim, a palavra interesseé interest  (como em inglês). Esta palavra é formada por duas partes: inter-est. Então, vamos lá:

Inter: entre, junto, além de. Pense em internacional.

Est: ser.

Se pudéssemos costurar um sentido para a palavra interesse a partir dessas duas partes, teríamos algo como interser, ser junto, ser ao mesmo tempo.”

Ou seja, o segredo para despertar e manter o interesse da Criança é conectá-la com o assunto, fazê-la pertencer, fazê-la sentir-se parte, em complemento com o fazê-la entender que tudo vive em conexão, tudo se interliga.

A Educação Cósmica 

Aqui podemos então começar a falar da Educação Cósmica, onde tudo é apresentado como estando interconectado e com uma razão de ser. Aqui vamos questionar, imaginar, investigar porque é que algo é assim, porque acontece de determinada forma. Queremos que a Criança se interesse e se interconecte com o tema, e isso vai criar a sua expansão. 

A Educação Cósmica é uma parte integrante e essencial do currículo Montessori.

“A Educação Cósmica busca oferecer à criança a Visão Cósmica do mundo. Cosmos, o oposto de caos, é a ordem do universo. Um importante divulgador de ciências dizia que “se você quiser fazer uma torta de maçã do zero, primeiro precisa criar o universo”. Dar à torta de maçã um sabor de estrelas é a função da Educação Cósmica.”  Gabriel Salomão 

Essencialmente a partir dos 6 anos o currículo tem como base todas as questões cósmicas que levam a Criança a ter interesse em descobrir mais. Até estas idades pode não ser tão falado ou tão enfatizado mas de facto é um elemento sempre presente na educação Montessori. 

“O desafio do adulto, com a Educação Cósmica, é oferecer à criança um panorama do mundo que torne evidente a realidade de que todos dependemos uns dos outros para viver.” Gabriel Salomão

Como levar “a Lua” até às Crianças?

Então como podemos introduzir esta data tão importante para a Humanidade às nossas Crianças?

Neste momento estamos numa fase de Lua Nova e por isso não podemos sugerir que observes a Lua com a tua Criança, mas há sempre formas de introduzir o assunto. Agora que em Portugal estamos na época de Verão e de ir à praia. Podemos até começar por aí. 

Quando vamos à praia como gostas mais do mar? Quando está maré vazia, o mar está mais calmo e o areal está mais longo, ou quando temos a maré cheia, com ondas um pouco maiores e um areal mais pequeno? (a Criança: “quando está maré vazia para fazermos construções na areia, ou, quando está maré cheia porque as ondas parecem um carrossel.” Todas as marés são influenciadas pela Lua. A posição da Lua em relação à Terra e ao Sol é que define a maré que temos. A Lua é um elemento muito importante na vida na Terra. Sabias que o Homem consegue ir até à Lua? Um senhor chamado Neil Armstrong fez uma viagem até à Lua e conseguiu pisa-la pela primeira vez, faz hoje 51 anos. Nós ainda não eramos nascidos mas até hoje esse foi um grande feito para a Humanidade.”

Podes explorar esta questão da forma que melhor se ajustar à tua realidade, mas neste exemplo é possível perceber como é importante a inter-relação entre os temas. Isto é Educação Cósmica. 

E muito mais do que responder às questões das Crianças, é irmos investigar com elas a resposta a todas essas questões. Se por exemplo não estiveres tanto numa realidade de praia, podes ir pela influência que a Lua tem no campo e na agricultura. Podes ir por um tema de interesse da Criança, se a Criança estiver numa fase de grande interesse por transportes podemos falar dos foguetões e chegar até à questão. A criatividade não tem limites.

O grande truque aqui é atrair o interesse da Criança para que o tema lhe seja interessante e o interconecte com algo, para que o sinta, e, para isso, vamos colocar as Crianças a pensar e a imaginar. 

E tu, já imaginaste hoje?

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

Siga-nos no Instagram!
This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.