0
# E se...

#5 E se… a Criança está a sujar-se na terra, na lama, no chão?

13 de Julho, 2020

atividade e o movimento da Criança são profundamente essenciais para o seu desenvolvimento. Montessori reconhece este facto, sendo este um dos pilares estruturantes e um dos Períodos Sensíveis de maior relevância. Como nos diz a própria Maria Montessori, “é preciso sublinhar a importância do movimento na construção da psique.” 

Nos primeiros anos de vida da Criança o movimento livre é tão importante como a nutrição, o sono e a higiene: “O nosso objetivo é educar para a atividade, para o trabalho, para o bem, e não para a imobilidade, para a passividade e para a obediência.” 

Como podemos aplicar e respeitar esta premissa no dia-a-dia?

Antes de tudo lembre-se: a necessidade de movimento é uma necessidade vital da Criança. É algo que a própria vida lhe pede, lhe exige, e por isso querer conter os seus movimentos, é querer sobrepor-se à própria vida. A Criança que se move, mesmo nas situações que lhe pareçam mais desadequadas do ponto de vista social ou cultural, não é necessariamente uma Criança “malcomportada”.

É uma Criança viva! Cheia de Vida e de sede de Vida. 

Uma Criança que esteja no chão a brincar e a sujar-se pode à partida e quase de forma automática levar-nos a impedir a ação. “Não faças isso!”, “Comporta-te”, “Fica quieto”.

Considere se o que ela está a fazer é realmente inaceitável ou se é uma forma de atividade razoável sob o ponto de vista da fase da Criança, dos seus interesses e das possibilidades de desenvolvimento que aquela ação traz.

Reflita. “Por que não?”, “Porque não pode fazer isso?”, “Serão as consequências negativas tão mais relevantes do que as positivas?”

Será um “porque se molha, suja, fica com areia, cheia de pó” merecedor de um “não”? Queremos que as Crianças vivam num mundo de “sins” e onde os “nãos” traduzam limites claros e precisos, aquilo em que não queremos e não podemos mesmo ceder, por traduzirem, por exemplo, situações de risco físico ou social.

Os ganhos de desenvolvimento pleno de uma Criança que pode ser o que é em cada momento, com liberdade e com limites, são sem dúvida muito superiores aos de manter a casa e as roupas limpas e organizadas. Fica a sugestão. 

O sorriso nos olhos da Criança dar-lhe-ão a confirmação. 

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

Siga-nos no Instagram!
This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.