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DIY Pedagogia Montessori

A Educação Cósmica em Montessori

11 de Julho, 2018

“Cada ser vivo e não vivo tem um propósito especial na Terra.”

Maria Montessori

Como já temos vindo a falar até aqui, em Montessori existem diferentes Planos de Desenvolvimento, consoante a idade da Criança. Aqui a educação das nossas Crianças pode ser dividida em quatro grandes grupos, que posteriormente podem ser subdivididos como explicámos no artigo “O método de ensino em Montessori”.

Hoje vamos dedicar este artigo às Crianças que se encontram na faixa etária dos 6 aos 12 anos, ou, como designado pela Dra. Maria Montessori, às Crianças de idade elementar.

As Crianças de idade elementar, na sua generalidade, podem ser caracterizadas por:

  • Mentes extremamente curiosas,
  • Exponencial capacidade de se abstraírem e imaginarem,
  • Orientação moral e social,
  • Energia e interesse nato para a pesquisa e exploração.

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As crianças dos 6 aos 12 anos, em Montessori, trabalham em grupos pequenos e sempre com heterogeneidade de idades. Trabalham frequentemente numa variedade de projectos que estimulam a imaginação, envolvem o intelecto e desenvolvem as suas habilidades de raciocínio.

Uma parte essencial da educação nesta faixa etária é a Educação Cósmica, assim denominada pela Dra. Maria Montessori. Nesse período, dos 6 aos 12 anos é quando as Crianças já possuem habilidades de raciocínio. Essas habilidades permitem compreender a origem do Universo, o lugar da Terra e o lugar da Criança no mundo.

Inicialmente, Dra. Maria Montessori chamou a este conhecimento “educação telúrica”, porque tudo no planeta Terra vem da terra. No entanto, após a sua investigação mais aprofundada sobre o assunto percebeu que este termo ficava aquém do que ela pretendia transmitir. Assim sendo, ela incluiu no seu conceito o Universo e as plantas e chamou de “Educação Cósmica“.

Embora essa “Educação Cósmica” não se refira ao estudos dos astros ou das estelares, esta vai do geral para o particular e do particular para o todo. Quer isto dizer que começa a ensinar o Universo exterior e passa para o mundo do conhecimento que a vida tem para nos ensinar.

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Tendo por base esta concepção, Maria Montessori acreditava que havia uma “tarefa cósmica”.

Isto é, que todos os seres vivos e não vivos que moram na Terra têm nela um propósito especial. Sendo, contudo, esse propósito inconsciente. Por exemplo, a abelha não sabe que ela poliniza as flores. Ela só cumpre a sua tarefa de colher o pólen. O sapo não sabe que mantém a população de insectos equilibrada. Ele apenas se alimenta.

Algo muito semelhante acontece no ambiente Montessori. Os assuntos não são ensinados separadamente, mas a Criança realiza actividades que incluem matemática, observação, ciências naturais e novo vocabulário. Desta forma, a Criança adquire aprendizagem com as ciências como um todo e, ao mesmo tempo, é formado como um homem bom de maneira inconsciente.

Este é um dos papéis essenciais de um/uma guia em Montessori: fornecer à criança ferramentas suficientes para formar um adulto preparado, com valores e capaz de transformar o mundo em que vive agora.

 

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