0
DIY

E a “nossa” Educação para a Paz?

1 de Outubro, 2017

Hoje olhei pela janela e vi um dia lindo lá fora. Peguei na minha filha e fomos passear para junta da praia.

Andámos 5 minutos a ouvir o mar e ela adormeceu num sono profundo e calmante. Influênciada pela sua calma e ar sereno fechei os olhos e respirei fundo uma dezena de vezes.

Acalmei o pensamento, o batimento cardíaco, o stress do dia-a-dia. Abri os olhos e o olhar com que vi tudo o que estava à minha frente foi completamente diferente. O mar sereno e tranquilo, o sorriso no rosto de quem por ali passava, os cães com ar feliz por estarem a fazer o passeio matinal com os seus mais que tudo. Eu a aproveitar tudo o que o Universo tinha para me dar ao lado da minha filha a dormir tranquilamente.

Sentir a brisa a passar por entre o cabelo, a atravessar o tecido fino da blusa, o sol a aquecer a pele. O simples som da brisa a passar por entre as folhas das árvores.

22127315_1637360379618350_186647136_n.jpg

Tenho tudo aqui. Dei por mim a pensar “Quantas vezes me lembro disto? Quase nenhuma.” No stress do dia-a-dia a tendência a valorizar o negativo é sempre mais tentadora.

Antes de ser mãe este stress apenas me prejudicava a mim, mas neste momento não! Quase que por egoísmo e por apenas ter em conta as mil e uma coisas que tenho para fazer, privo a minha filha destes momentos.

E porquê? Para quê?

Para fazer cada vez mais coisas, que geram mais stress, mais ansiedade, mais pensamentos descontrolados.

Estes minutos aqui a ver o mar, a observar tudo o que me rodeia, a ouvir tudo com atenção, valem mais do que uma semana de afazeres de stress acumulado.

Os nossos filhos merecem isto, merecem a nossa calma, que consigamos acalmar a mente e que passemos a dar valor a tudo (TUDO) o que nos rodeia. Se queremos que eles dêem valor às mais pequenas coisas, como o vão fazer se não temos tempo para lhes mostrar como isso se faz?

Estes pequenos seres merecem. A sociedade merece Humanos mais tranquilos.

Isto é educar para a Paz, neste caso, estou a educar-ME para a Paz.

Ouvimos muitas vezes falar em Educar as nossas crianças para a Paz, e nós?

Será que estamos educados para isso?

CatarinaJerónimo

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

Siga-nos no Instagram!
This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.