0
# Sabia que... Pedagogia Montessori

#4 Sabia que…

9 de Março, 2017

Sabia que… “Não se deve dar nada ao cérebro que não seja primeiro dado à mão” foi um dos primeiros princípios observados por Maria Montessori quando começou a desenvolver a sua pedagogia?

Observou que os seres humanos começam a desenvolver a sua inteligência através dos cinco sentidos, mas sobretudo através da relação entre a mão e o cérebro. Ou seja, os conceitos abstractos são mais facilmente apreendidos se primeiro observados no concretos, através de materiais que possam agarrar, descobrir e explorar.

Podemos encontrar um bom exemplo nas Caixas de Permanência desenvolvidas por Maria Montessori, para bebés a partir dos 10 meses. O bebé irá perceber que se colocar os objectos nos respectivos orifícios, eles não irão desaparecer, mas sim lá permanecer.

Através desta aprendizagem concreta, os bebés absorvem o conceito abstracto de que o que desaparece do seu raio de visão não deixa necessariamente de existir. Os seus pais, educadores, familiares, por exemplo, quando os deixam na creche ou na cama, não deixam de existir.

Muitos materiais foram desenvolvidos com base neste princípio. Dar primeiro à mão, para depois cérebro compreender.

Alguns modelos de Caixas de Permanência estão à venda na loja online da Casa Capaz

http://acasacapaz.tictail.com/products/beb%C3%A9/6-12-meses

47368172899e37c929df153e4aab31a4

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply Passatempo – O que mais vos atrai no Método Montessori? – Jardim da Descoberta 27 de Março, 2017 at 15:56

    […] onda de mudança que todos temos sentido neste caminho, lançamos um concurso para sortear uma Caixa de Permanência com tabuleiro da Casa Capaz […]

  • Leave a Reply

    Siga-nos no Instagram!
    This error message is only visible to WordPress admins

    Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

    There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.