0
# E se...

4# E se… a Criança quiser mexer em fósforos?

16 de Fevereiro, 2017

A Criança está naturalmente interessada em aprender, tendo um espírito de descoberta e curiosidade que a faz querer explorar e experimentar o mundo que a rodeia.

Quando vê os adultos a fazerem algo que ela nunca experimentou, sente-se em situação de desequilíbrio e tem uma enorme vontade de conhecer e colocar-se ao mesmo nível do adulto. Grande parte do interesse das Crianças está precisamente em querer imitar e ser como aos adultos que a rodeiam, e o método Montessori promove esta aprendizagem.
Se esse objecto é potencialmente perigoso (como mexer numa caixa de fósforos), a exploração conjunta sugere-nos que aproveitemos a oportunidade para explorar esse objecto em conjunto com a Criança, caso seja adequado à idade em que se encontra.
Neste caso, poderíamos mostrar como se acende um fósforo, deixar a própria Criança mexer, sempre sob a nossa supervisão, explicar os riscos, o que acontece se encostar o fósforo a uma roupa, a um dedo, explicar para que serve, que não se deve usar, etc.
Desta forma, coloca-se a Criança em situação de equilíbrio. O risco de numa próxima vez, em que a Criança se encontre sozinha e se depare com uma caixa de fósforos, vir a colocar-se numa situação de perigo é menor do que se a tivéssemos impedido imediatamente de mexer, e a curiosidade tivesse lá permanecido.
Não significa isto que deixemos caixas de fósforos, ou quaisquer outros objectos que ofereçam perigo, à mão das Crianças. O “Ambiente Preparado” que faz parte do método Montessori visa também assegurar que estão reunidas todas as condições de segurança para que a Criança possa explorar livremente. Mas caso tal aconteça, a segurança será maior. 
luciana-misura-org

luciana.misura.org

 

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

Siga-nos no Instagram!
This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.