0
# E se...

3# E se… Em vez de elogiarmos logo um desenho feito pela Criança, a questionarmos sobre o que ela acha sobre esse desenho?

10 de Fevereiro, 2017

Uma criança chama-nos para nos ir mostrar um desenho ou uma torre que esteve a fazer. Nós, com a melhor das intenções, a de lhe reforçar a sua auto-estima, elogiamos de imediato o seu trabalho, afirmando o quão maravilhados estamos.

Por mais bem intencionados que sejamos, podemos, na verdade, estar a criar o efeito inverso. Podemos estar a criar uma necessidade de aprovação externa da qual a criança irá depender sempre para valorizar o seu trabalho. Estamos, sem querer, a comprometer a sua auto-motivação, a sua capacidade de auto-avaliar o seu trabalho, conduzindo a que o faça não para sua satisfação, mas para a dos adultos que a rodeiam.

É por isso que Maria Montessori defendia que não se deve elogiar nem corrigir. Se ao invés de elogiarmos de imediato o trabalho, questionarmos o que acha a criança, o que sente a criança em relação a esse trabalho, poderemos ficar surpreendidos.

Poderemos ouvir respostas como “não sinto nada”, “não sei”. E aí está uma oportunidade de as ajudarmos a desenvolverem o seu espírito de auto-crítica, de avaliação, e dessa forma ajuda-las a desenvolver as suas capacidades, as suas competências e passar assim de algo medíocre para algo que pode ser melhor, e da qual se orgulhem intrinsecamente.

Achas que falta alguma coisa no desenho?”, “O que achas que falta na construção para que sintas que gostas mesmo dela?”. Darmos oportunidade à criança para falar, dizer “acho que falta cor”, “acho que devia estar mais alta” e por aí fora, numa infinitude de respostas paralela à infinitude da sua criatividade e capacidade de sonhar, que devemos estimular ao invés de limitar, ainda que seja com a melhor das intenções.

healthguru

healthguru

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

Siga-nos no Instagram!
This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.