0
# E se...

#1 E se… o Bebé estiver com o olhar fixo numa luz ou a Criança estiver focada a desarrumar uma gaveta?

3 de Fevereiro, 2017

img_0667

O primeiro elemento essencial para o desenvolvimento da Criança é a concentração. A Criança que se concentra é imensamente feliz”.  Maria Montessori

A Concentração é uma capacidade que se desenvolve desde que nascemos e de uma importância crucial na pedagogia Montessori. Uma Criança concentrada encontra-se num estado de meditação perante o que está a fazer, é uma Criança a trabalhar, que perde a noção do tempo e do que se passa à sua volta, e que quando regressa, vem calma e feliz.

Se interrompermos esse trabalho, não só estamos a transmitir a ideia de que o que está a fazer não é tão ou mais valioso que o motivo que nos leva a interromper, como, e mais importante, impede que desenvolva a sua capacidade de concentração.

Esta concentração está definitivamente a desenvolver-se quando um Bebé está fixo num móbil, numa luz, numa sombra, ou no que quer que esteja a captar a sua atenção, tal como quando uma Criança está concentrada a desarrumar uma gaveta ou a montar uma torre de caixas.

Ficam então as sugestões:

1. Procurar ambientes e materiais que não estimulem em demasia e dificultem dessa forma a concentração;

2. “Assim que a concentração começar, aja como se a Criança não existisse” (Maria Montessori). Antes de interrompermos um Bebé ou uma Criança que esteja a “trabalhar”, coloquemos a questão “necessito mesmo de interromper?”

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

Siga-nos no Instagram!
This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.